06 julho 2010

2010 - Tiro de Guerra



Olá!!!
Demorei um pouco para dar as "caras" por aqui no meu blog, devido a impossibilidade de estar comparecendo para a edição desse blog com antecedência.
Abaixo estarei falando sobre minha convivência dentro do TG-02-052, sobre os eventos e minha relação com meus companheiros Atiradores, bem como meus feitos no dia-a-dia na OM e a importância desse acontecimento na minha vida.


Alistamento!


" Minha intenção desde um ano anterior, ano de alistamente, era não servir o Exército Brasileiro (EB), por motivos diversos. Nos dias em que eu comparecia para dar continuidade nos documentos de alistamento, nem imaginava que entre os quase 4000 (aproximadamente) alistados, eu seria o 078 dos 100 Atiradores selecionados para o ano seguinte. Lembro-me que no final do ano, na secão de exames, como saúde, provinha intelectual, condição física, etc..., cheguei correndo com meu boné que tive de tirar, sendo motivo de piadas e risos, pois estava todo embaraçado e comprido. Talvez seria esse um dos motivos da minha aptidão para o serviço. Nos exames, os Monitores do TG, aproveitaram para abusar um pouco dos civis, inclusive eu, que tive de pagar flexões extras para satisfazer o poderio dos Monitores. Estávamos então ali, sendo subordinado, algo desnessário num certo limite, daqueles atiradores.
Fui entrevistado, assim como todos, pelo Sten Instrutor do Tiro-de-Guerra, Aurélio Picciano, por duas vezes; ambas vezes não tive motivos para não servir, eram as minhas condições: Morava com meus pais e praticamente era dependente deles; era primogênito, mas mesmo assim, isso não foi motivo de dispensa; a renda familiar era rasuável; residência era próxima a OM(Organização Militar). Resumindo, tinha tudo para servir."

Prólogo: Apto para Servir!


" No Tiro-de-Guerra de Mogi das Cruzes (TG 02-052), eu fui apto para servir, iniciando as instruções em Março de 2010. Poucos dias anteriores comparecíamos para algumas instruções prévias extremamente básicas, onde começamos a ter uma micro-idéia do que passaríamos depois. Pra mim foi totalmente tudo novo, não imaginando que as atividades que estávamos aprendendo eram, propriamento dito, de um militar. No meu antigo conceito (errado) sobre o EB e até mesmo sobre a OM TG, as instruções eram ilusitadas e surreais, comparadas á realidade que é bem diferente. Desvalorizava até então o TG em relação á uma OMA (Organização Militar da Ativa), no que se dizia, em nível geral, tanto das instruções como dos próprios formandos. Conceito que caiu em contradição, tendo eu como experiência em vida, um mais novo atirador do EB, de uma OMR (Organização Militar da Reserva), sendo entre os 100, o conhecido como "Atirador 78 - Franco, sendo da turma Mallet (Sten Picciano).



Havia duas turmas, de 50 pessoas inicial






Finalmente: a turma Rondon (1-50) sob comando do Sgt Mattos, Mallet sob comando do Sten Picciano (51-100).


Com o decorrer dos dias, tivemos a formatura de incorporação. Representando a mudança de uma vida civil para uma vida militar, onde a base é a Hierarquia e Disciplina, base essa que parte dos atiradores não seguiam.
Um ex-atirador, conhecido meu que serviu na mesma unidade, me passou algumas noções sobre o que haveria durante parte do ano. Um dos fatos mais importantes, que ele me sugeriu até, era para concorrer a ser Monitor do TG. Os monitores são aqueles que auxiliam os instrutores, sendo seu braço direito em tudo que for lhe imcubido pelo Chefe de Instrução, como: Comandar ordem unida, serviços de guarda, auxiliar nas instruções de outros atiradores, assim sendo um ajudante geral e tendo ordem para tomar parte sobre os atiradores. No final do ano, dos aproximados 24 monitores, 14 são promovidos á Cabo. Para se tornar monitor é necessário ser admitido para o CFC (Curso de Formação de Cabo), onde conclui até com êxito, perante outros atiradores, pelo meu esforço que era, de certa forma, reconhecido pelo Sten.
Tivemos outros eventos como formaturas, desfiles, e missões até a metade do ano, aproximadamente.



Tive diversos problemas por querer fazer o certo. Boa parte dos atiradores desgotavam do meu modo de ser em serviço e por discordar de fatores que despadronizava a disciplina militar.
Uma vantangem de servir foi que abriu meus horizontes, em opções de trabalho. Seguindo a carreira militar seria um grande passo para bancar meus estudos, portanto não pretendo continuar muito na carreira militar por virtude do meu sonho.
Meu primeiro serviço de guarda, fiquei como P2 (Posto 2) ou sentinela 2. O p2 era encarregado de patrulhar a parte traseira do quartel, assim como o portão, enquanto p1 assegurava-se do portão frontal. Na maioria das guardas era Comandante da Guarda ou Cabo da guarda. O comandante, era o posto superior entre os 8 atiradores, seguido do Cabo que trocava de duas em duas horas os sentinelas, inclusive na madrugada. Eu que já tenho um pouco de olheira, nesses dias o estado era complicado, em termos de aparência.


O Tg possuía algumas parcerias amigas, como a empresa de relacionamentos Vidax, um Call Center. Na Vidax consegui entrar e atualmente sou vendedor da telefônica (receptivo).
Essas informações acima são todos os momentos principais, com alguns dos fatos importantes até a atual data (Julho), onde estarei contando de forma Presente tudo que ocorrer daqui até o final do meu serviço no TG.


Acampamento do CFC -21 de Julho de 2010

O acampamento foi exclusivo para os integrantes do CFC (Curso de Formação para Cabos) realizado no dia 21 de julho ao dia 22. Ficamos num período dum dia inteiro e retornamos para a OM noutra dia de manhã.
Esse acampamento tinha por finalidade instruir os futuros monitores do Tiro de Guerra, tornando-os aptos a auxiliar nessas devidas instruções para o acampamento final, auxiliando os instrutores.
Caminhamos bastante da OM até o pé da Serra do Itapeti, onde lá havia uma casa que era fechada por mato. Cansados chegamos ao local, guiados por um mapa onde localizamos ponto-a-ponto até o objetivo final, e tivemos de executar a pista de "resistência", como rastejar, gatinhar, pular, atravessar uma corda no comando "craw", e outros exercícios propostos pelos instrutores.











Depois dessa pista fizemos a manutenção do armamento, que por certo estava tudo sujo.
Todos os exercícios o Mq 7,62 M968 estava presente no lado de cada atirador, como diziamos "era nossa namorada".
A comida pra recompensar, feita pelo Sten, estava sem sal mas era tudo que precisávamos naquele momento de cansaço. Haviam atiradores mais cansados por terem de repetir todo o processo dos exercícios, por esquecerem da senha e contra senha acompanhados por uma mensagem. Senha: Raio, Contra-senha: Trovão, Mensagem: Não pergunte se somos capazes, dê-nos a missão!


Sub-tenente Picciano, instrutor chefe do Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes com seu fogão de campanha.
Dessa fogueira saía a comida com as almôndegas quentinhas. Detalhe: de casa só levei um pacote de miojo e um pouco de bolacha.

Testamos nossos conhecimentos na pista de orientação, seguindo através da distância e azimute, com uma bússola e bloco de notas. Essa pista foi muito extensa, atravessamos de um enorme morro para o outro, entre ambos, num "buraco" havia só árvores; além desse grande detalhe subimos alguns morros super íngrimes (sempre com o armamento e com a mochila também nesse exercício). Na mochila continha itens para sobrevivência, manutenção do armamento, e outros que chegavam ser até dispensáveis. Essas mochilas foram inspecionados pelo Sg Mattos, onde recebi uma FATD por não estar com as mesmas completas e prontas. O Sten sabendo anulou a FATD. Até então sem nenhuma falta.



Durante a noite realizamos exercícios de Reconhecimento X Segurança. Orientação com a bússola e exercício de mensageiro.
Na pista de orientação noturna uma das patrulhas subiram essa mesma elevação (figura ao lado) pela segunda vez; a primeira na pista de orientação diurna.
Uma das patrulhas deveria subir essa elevação, e a outra abaixo dela, onde se localizavam com uma lanterna e calculavam o "azimute" (direção). Do Mensageiro, sob uma corda com uma mensagem divida em três partes em tira de papéis embutida numa garrafa pequena.
Essa corda percorria partes diferente do terreno: d'baixo de ponte sob um lago, mato, lama, brejo e terra.
O mais interessante foi o exercício de Reconhecimento (minha patrulha) vs Segurança (patrulha adversária). Eles tinham a missão de resgatar um prisioneiro que estava conosco dentro de um cômodo protegido por uns oito atiradores, aproximadamente. Porém era quase impossível porque a opção mais fácil era um pedaço de estrada que facilmente localiza o inimigo de longa distância. Bow! o Cmte da patrulha atira (munição de festim) para alertar suspeita de inimigo á vista e vencemos o exercício.
























 


Missão dada ! Missão cumprida!

Depois do desgate de apenas um dia, o que diria então em dois, na madrugada cada atirador foi encarregado de tomar conta da sua patrulha por um hora. Lembro que estava muito frio, e com barulhos estranhos, próprios do mato mesmo, e eu estava morrendo de sono e com o cortuno e calça molhada. Quando trocou o vigia tirei o coturno e voltei a dormir.
Era manhã e nos preparamos para ir embora a pé para a OM, guiado pelo Sgt Mattos.
Assim que chegamos, antes de merecer um café, limpamos nosso armamento que era conferido pelo Sten Picciano. Fui então liberado, embora com meu pai pra casa.



Formatura CFC!













Eis a recompensa: Formandos agora do Curso de Formação de Cabos (2ª Classe da reserva).
Recebemos a gratificação para Monitor do TG. Desses Monitores, somente 14 ao todo serão promovidos á Cabo (2ª classe da reserva).












Fiquei em terceira colocação na classificação geral da minha turma (Mallet).


























Minha Mãe e minha Irmã estavam presentes prestigiando a comemoração do recebimento do braçal e boina.












Inspeção Final!


Sem muitos comentários...
Treinamos tempo suficiente e o suficiente para ser aprovador, em todos os exames. Seja da Formatura, em si, do TFM, Ordem Unida e Montagem e Desmontagem do armamento.
Tudo estava indo perfeitamente até que a quantidade suficiente para ser motivo de reprovação na nota final, chegasse. Esse momento foi quando a primeira turma (Mallet, minha turma), logo após desmontar á tempo, cagasse na montagem. Uns três atiradores só da nossa turma já tirou nossas esperanças e a próxima turma, Rondon, acabou de vez com a prova que mais comprometia ou vangloriaria nosso TG.
Enfim, fomos bem depois no TFM (Treinamento Físico Militar), porém não fomos aprovados na primeira seleção.
Aguardamos a segunda então...

Meu Primeiro tiro com munição Real!
Com nosso padrão Mosquetão 7,62 m968, fomos para o mesmo local do nosso acampamento, por falta de um Estande apropriado, devido á faltas de condições, tanto na cidade bem como a falta de apoio da nossa prefeitura e em especial o prefeito. E lá estava eu, em particular ansioso para disparar o meu primeiro tiro real com um fuzil. No começo, como sou monitor, tinha que auxiliar os Instrutores na seção dos tiros, logo após eles seríamos os últimos a executar os tiros.
A distância era de 30m, aproximadamente, como mostra na foto logo abaixo:




















Confesso que por estar ansioso demais, talvez, chegava a um tiquinho de nervosismo, mas como sempre, controlei. Era minha vez...no primeiro tiro que foi deitado com apoio. Tive que me equipar com o capacete, embora parecesse inútil, mas enfim...Na primeira seção recebemos três cartuchos, e foi dado ordem para alimentar, carregar, tomar posição, travar e destravar e fogo.
Como aprendi realizei a mira de visada, e de mira. Executei a respiração correta e atirei no tempo certo. Nossa, foi incrível, nem tinha palavras, mas no começo me senti inibido ainda, até começar a me acostumar e começar a rir novamente de alegria, de vontade de atirar mas, tesão de atirar (segundo comentário do meu Sten, que fez piada na qual eu estava com tenho orgasmo nesse momento). Tinha que fazer jus ao meu apelido "Rambo", logicamente, e a mim primeiramente. Depois foram realizadas na posição deitada, novamente, sem apoio; ajoelhado; e em pé.

(Três primeiros tiros no alvo)
Distância de 30m.


Noutro dia voltei pra competição, porque no primeiro estava entre os melhores. Quando chego descubro que pra participar teria que "tirar" par ou ímpar com outro soldado, que tinha notas parecidas com as minhas, pois o número dos competidores já estava limitado. Perdi e fiquei um tanto quanto chateado, pois pretendia ser o nº 1 nos tiros ao alvo. Desesperançoso já, peguei a pistola de 9mm do meu Sgt, e pedi pra executar um tiro com a pistola num alvo improvisado.



Acampamento Final!

Chegou o tão espero acampamento para o restante dos atiradores, e principalmente para os monitores, que tinham em mente ralar os soldados até pedirem água.
Foi tudo preparado, eu levei uma simples lona e um pouco de corda (fina) branca.
Eu estava no setor de "Orientação com Bússola", com azimute e outros cálculos necessários para localizar os pontos no meio do mato. Esses pontos continham em si, parte de uma mensagem final que eles, os soldados, teriam que desvendar. Nesse exercício estava eu e Lincoln, o líder desse exercício.
Enquanto mais soldados chegavam, mais estávamos pressionando eles. Os exercícios eram os mesmos do primeiro acampamento, porém eles contaram com a sorte de não precisar levar o capacete, um grande diferencial quando se está exausto.
Mais tarde no acampamento, como idéia que tinha em mente desde alguns meses atrás, resolvi fazer o meu abrigo individual, sozinho. Todo o resto dos monitores estavam agrupados entre si, em seus respectivos setores.
Durante á tarde choveu e tinha acabado de terminar meu abrigo, sorte!



Os exercícios continuaram até por volta da 0:00h á 01:00h, aproximadamente.
Depois disso, nós, os monitores, como combinado antes, era hora de assar um churrasco e detalhe: estava chuviscando. Mesmo assim degustei um pouco daquela carne, enquanto boa parte dos monitores estavam dentro de suas barracas, pois já haviam desistido de comer as carnes, devido á discordâncias entre eles.
Amanheci ouvindo: Boa dia pássaro, bom dia ...., bom dia ...., bom dia RAMBO, bom dia...
era o Sub acordando-nos para nos retirarmos do campo.





Inspeção Final - 2º fase
Com pouco de treinamento para a formatura e os exercícios na qual seríamos avaliados, conseguimos êxito por parte do Coronel Gueiros, chefe da seção dos Tiros de Guerra.
Depois de todo aquele processo de avaliação da perfomance da nossa tropa, lá estávamos denovo esperando, desesperanços, o resultado da aprovação do nosso tg.
O Coronel Gueiros não poupou palavras, reconheceu nosso esforço e vontade de passar nessa inspeção, e acreditando que demos o nosso melhor para esse dia.
Por esse motivo e outros fomos admitidos Soldados e Cabos de 2ª categoria.

Formatura Final

Formatura Final
Entrega de prêmios
Passagem de chefia do TG
Coquetel

Lá estávamos, Mallet Alpha, Bravo e Rondon Alpha e Bravo.
As quatro fraçoes em forma, assim como todos atiradores á marchar pela última vez, sob solo militar e canções cadenciadas por pés emborrachados dos soldados a tremer a terra, pela última vez.
Podia sentir o vento leve cortando sob o meu rosto, e encostando nos panos da minha farda, era o dia final. Chega de acordar cedo todos os dias, das necessidades financeiras cujo eram díficeis para os atiradores se manterem enquanto serviam á pátria.
Pude estar á frente da minha fração pela última vez e lá entramos, no pátio de formatura.
Cheio de parentes, familiares a prestigiar a formação dos soldados da reserva, se despedindo naquele perfeito dia.
A formatura em si não podia ser melhor; e até contamos com a presença do nosso Coronel, o Gueiros.
Meus pais estavam presentes e até meu amigo Diogenes, meu convidado especial.
Recebi o distintivo de "Cabo" durante a premição dos Cabos, Melhores atiradores de cada turma e melhor atirador (literalmente falando).

Durante a passagem da chefia, na qual, o Sten declarava em voz alta a transferência de chefia para o Sten que viria assumir o TG, juntamente com o então Sgt Mattos.
Quase finalizando a formatura o Sten se emociona pelos três anos que se passara á frente duma dura missão, como ele mesmo disse "Essa mochila pesada", porém não sabia se chorava de alegria ou tristeza por partir do TG, e da cidade.
Mais anoite comemoramos com um coquetel, onde os familiares se reuniram com os "soldados".
Lá fui premiado também, assim como boa parte dos soldados, com Honra ao Mérito, por nenhuma falta ou penalidade durante o serviço prestado ao Exército Brasileiro, por 9 meses.

Detalhe: aproximadamente 15 soldados foram desligados por faltas e/ou pontos perdidos (FATD) durante o serviço obrigatório militar.

Estou finalizando esta edição no dia 30/11/2010, faz em média duas semanas que me formei e ja estou começando a me lembrar dos momentos como soldado, agora sou Cabo da reserva, estarei ativo somente se houver um Guerra que envolva nosso país.

E AGORA?!

SOU CIVIL NOVAMENTE!





8 comentários :

  1. adorei...heheh o menino virou um homem .... e com muitas responsabilidades agora né, boa sorte na sua nova caminhada !

    ResponderExcluir
  2. :P entrei tiro 2011 aos 20 anos de idade =D, fiz prova cfc, ante ontem e passei, recebi classificação hoje ehehe.

    ser Cabo e muito dificil? o pessoal não obedece?etcs?

    ResponderExcluir
  3. Cara não quero te dizer nada, mas se teu blog cair no conhecimento do comando vc ta fudido.
    Pq a menos q vc tenha autorização vc não pode passar essas informações para civis. Falo isso pq sou monitor de um dos tiros de guerra de Santa Catarina.
    Boa Sorte
    At+

    ResponderExcluir
  4. ae cara vo servi ano que veem ... apreesento em janeiro .....sera q dava pra vc me passar umas dicas da prova de monitores .. o q cai .. e tal ....
    vlw ae parceiro ...

    manoel1307@hotmail.com
    meu email ...

    ResponderExcluir
  5. Opaa o/
    também vou servir em janeiro(Espero)
    Só estou preocupado pq sou magrelo,não tenho muito preparo fisico(estou tentando melhorar isso)
    Isso seria um problema?
    A proposito,você escreve muito bem,deu até gosto de ler,ficou muito interessante ler.

    ResponderExcluir
  6. Já fiz todos os procedimetos ano passado , me apresentei , fiz prova ( por sinal tirei a maior nota da turma q estava comigo ) teste físico (levantei 101 kl) medico , fui apto em todos , agora o sub mandou a min e outros a apresentar do dia 13 a 17 de fevereiro , tem como vc me falar o q vai ocorrer lá ? me dar uma dica ! eu quero servir ! msn:jeandson_16@hotmail.com ! e por sinal vc escreve muito bem, parabens msm !

    ResponderExcluir
  7. muitoo bom cara!
    parabéns pelo blog... to servindo esse ano
    e estou passando por momentos dificeis, mas ao mesmo
    tempo muito gratificante!
    ótimo blog, escreve muito bem!
    abraço atrd.!

    ResponderExcluir